O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, entregou para o poder legislativo o Plano Diretor de Turismo 2023-2030 da cidade da região serrana. O documento atualiza o planejamento atual para o setor e norteia as ações municipais para o fomento do turismo. O texto do Plano de Turismo de Petrópolis deve ser votado na Câmara Municipal na quinta-feira (23).
O projeto de lei do Plano de Turismo de Petrópolis foi entregue pelo prefeito Rubens Bomtempo e pela secretária de Turismo, Silvia Guedon, ao presidente da Câmara Municipal, Júnior Coruja. “Esse documento é a atualização do Plano Diretor de Turismo do nosso município e foi elaborado de forma democrática, com a participação de representantes do trade turístico. Pessoas que conhecem a realidade de Petrópolis sob o ponto de vista do turismo, o que garante legitimidade ao documento”, destacou o Prefeito Rubens Bomtempo.
De acordo com a gestão municipal, a elaboração do plano de Turismo de Petrópolis levou 11 meses e contou com contribuições coletivas. Entre os que participaram da construção do projeto estão a Fapur, a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ, com a colaboração da equipe técnica da diretoria da Secretaria de Turismo de Petrópolis – Turispetro.
Poder público, membros Comtur, da sociedade civil, do trade turístico e demais instituições ligadas ao setor também ajudaram na elaboração do plano de turismo de Petrópolis. O documento foi aprovado em janeiro, em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo.
“Este documento, produzido a partir do esforço coletivo, representa a vontade de todos em oferecer, cada vez mais, experiências de qualidade para o turista que nos visita, além de investir ao máximo na capacidade dos nossos diversos segmentos turísticos. O Plano Diretor é um guia que vai nortear as ações nos próximos anos e, certamente, colheremos frutos importantes e decisivos para o desenvolvimento da nossa Petrópolis”, frisou a secretária de Turismo e presidente do Comtur, Silvia Guedon.
A Prefeitura diz que o documento contou com um levantamento de informações relevantes ao turismo de Petrópolis, como o inventário da oferta turística, além de atrativos, quantitativo e perfil da demanda. O texto estabelece metas e programas a serem implementados ao longo dos 8 anos.
Para que o trabalho comece a ser desenvolvido, é necessária aprovação do Projeto de Lei por parte da Câmara de Vereadores e posterior sanção do prefeito Rubens Bomtempo, que pediu celeridade por parte do legislativo. “Precisamos deste documento atualizado para que possamos, o mais rápido possível, avançar nesta pauta”, solicitou o prefeito Rubens Bomtempo.
O presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, Júnior Coruja, garantiu que o assunto será levado para a mesa diretora e demais vereadores ainda esta semana. “O Plano Diretor de Turismo será um importante passo para fomentar ainda uma das principais vocações na nossa cidade e será um facilitador na captação de recursos fundamentais para o desenvolvimento de Petrópolis”, ressaltou Júnior Coruja.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…