Categorias: CapitalVariedades

Suipa recebe homenagem na Alerj por seus 80 anos de proteção a causa animal

A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), localizada na capital fluminense, será homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta quarta-feira às 18h30 pelos seus 80 anos de atuação na causa da segurança dos bichos.

A sessão solene, proposta pelo presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais e deputado estadual Léo Vieira (PSC), terá como objetivo o reconhecimento do trabalho da entidade. “Vamos fazer essa sessão solene em reconhecimento ao trabalho fundamental da Suipa. Uma instituição que se dedica à causa com brilhantismo e muita resistência, salvando animais de maus-tratos”, afirmou o deputado.

Criada em 27 de abril de 1943, a entidade chamava-se Sociedade União Infantil Protetora dos Animais, porque os protetores contavam com a ajuda de seus filhos no tratamento dos cães doentes que eram recolhidos das ruas.

No final dos anos 50, as crianças deixaram de participar do atendimento e os novos diretores cadastraram a Suipa – nesta fase, intelectuais como Carlos Drummond de Andrade, Nise da Silveira, Roberto Marinho, Paschoal Carlos Magno, Rachel de Queiroz e outros célebres e amantes da causa animal se tornaram associados, alguns deles diretores e outros conselheiros.

Suipa permanece viva

“Os protetores suipanos tornaram-se, com o passar do tempo, cada vez mais atuantes. Tartarugas foram retiradas de restaurantes, as portas das carrocinhas abertas para a fuga em massa de cães capturados pela Prefeitura e que teriam a morte como destino final, lutas foram travadas em favor de um santuário para baleias no Sul do Brasil, cavalos maltratados foram libertos da violência e covardia de charreteiros, aves silvestres foram recolhidas de locais inadequados, entre outras inúmeras ações. Sem contar, é claro, com as cartas escritas para presidentes e governantes brasileiros e estrangeiros, sempre em defesa de todas as espécies de animais”, escreve a sociedade sobre a sua histórica atuaçao.

Ainda em sua apresentação, a Suipa afirma que, na data comemorativa, permanece viva, como uma entidade particular, não eutanásica, sem fins lucrativos, e de utilidade pública.

“Além do abrigo, a Suipa mantém em sua sede uma Assistência Veterinária, com preços populares, para que todas as pessoas possam cuidar de seus animais de estimação”, completa a Suipa.

Posts Recentes

Búzios lança Núcleo de Natação em Águas Abertas

A Secretaria de Lazer e do Esporte de Búzios, na Região dos Lagos, iniciou as…

21 minutos atrás

Planetário do Rio comemora 54 anos com programação diversa

Os 54 anos do Planetário da capital fluminense serão comemorados em grande estilo nos dias…

27 minutos atrás

Volta Redonda: teatro terá shows de Lenine e Adriana Calcanhoto

O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., em Volta Redonda no Sul Fluminense, receberá nos…

44 minutos atrás

Codin Incentiva promove serviços e negócios para Macaé

O Codin Incentiva acontecerá no próximo dia 28, em Macaé, no Norte Fluminense. Esta será…

2 horas atrás

Black Friday: Procon Campos monitora preços

No próximo dia 29 acontece a Black Friday. Devido a data, a Secretaria de Proteção…

2 horas atrás

Ciclista riostrense de 12 anos é destaque no Estado

A ciclista de Rio das Ostras, Alícia Gomes, de apenas 12 anos, alcançou no último…

2 horas atrás