Categorias: Região Serrana

Artesãos de Teresópolis concluem capacitação nesta quarta-feira

O encerramento da capacitação de artesãos de Teresópolis por meio do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF) será nesta quarta-feira (30). Desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o programa busca fomentar o artesanato fluminense a partir da capacitação dos artesãos e a realização de feiras de artesanato em cada um dos 46 municípios participantes.

Em Teresópolis, na Região Serrana, os alunos participaram do curso ‘Qualificar para melhor empreender’, ministrado pela Faculdade de Administração e Finanças da UERJ e realizado na cidade com apoio da Prefeitura de Teresópolis, durante um período de quatro meses. Os participantes tiveram aulas presenciais e encontros online e simultâneos duas vezes por semana.

Ao longo da capacitação foram abordados seis módulos: Branding e Varejo, Marketing Digital, Excelência no Atendimento, Gestão de Compras e Estoque, Gestão Financeira e Acesso ao Crédito para o Pequeno Empreendedor. No início do mês, o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense realizou mapeamento de artistas em Teresópolis.

Artesãos trocam experiências

“Nas aulas, os artesãos puderam trocar experiências, tornando o processo enriquecedor. Tivemos centenas de depoimentos, que podem ser conferidos no perfil @pfaf_uerj, expressando como esse convívio com outros artesãos enalteceu a experiência e como as aulas ajudaram suas vendas, tal como seu modo de empreender. É muito gratificante perceber que o programa deveras afetou positivamente a vida de centenas de pessoas ao longo do ano de 2022″, declarou a equipe do programa.

A próxima etapa da formação é a entrega de certificado aos artesãos que tiverem 70% de presença, além da realização de uma feira de economia criativa. O programa fornecerá a estrutura de barracas, equipamentos de luz, som e um palco onde artistas locais se apresentarão. Além da oportunidade dos artesãos aplicarem o conhecimento adquirido ao longo do curso, a feira também exercerá o papel de fomentar o artesanato, fortalecer e valorizar a economia cultural local.

“Este é um excelente resultado do acordo de cooperação técnica firmado com a UERJ para a vinda do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense para Teresópolis. A ação ainda incluiu o mapeamento dos artistas e grupos artísticos do município, a fim de facilitar a sua inclusão em futuras políticas públicas culturais. Nosso agradecimento à UERJ e à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa pelas iniciativas de valorização da produção artesanal e dos nossos artesãos”, assinala Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

12 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

13 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

13 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

13 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

14 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás