Projetos de implementação de trem de levitação magnética farão parte de exposição no Rio

A partir desta quinta-feira (18), às 14h, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irá expor projetos de implementação do MagLev-Cobra, trem de levitação magnética desenvolvido pela Coppe, instituto de engenharia ligado à universidade. A exposição exibirá as três propostas que venceram o concurso Mobilidade sustentável na Cidade Universitária da UFRJ, que avaliou ideias sobre a implantação do veículo. 

A exposição, que ocupará o térreo do Edifício Jorge Machado Moreira, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), na Ilha do Fundão, na capital, até o dia 13 de setembro, de 9h às 15h, será aberta ao público. Os visitantes poderão conferir os três melhores projetos, que consistiram na elaboração de estações e trajetos para o veículo, totalmente moderno e sustentável.  

O Maglev Cobra é um veículo de levitação magnética em desenvolvimento no Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup). De acordo com a UFRJ, seu objetivo é “revolucionar o transporte coletivo com alta tecnologia, energia eficiente, não poluente e de custo acessível para os grandes centros urbanos. 

Os autores do projeto do trem de levitação magnética:

1º Lugar – Caminhos Sustentáveis

Integrantes – Matheus Pimentel Tinoco (coordenador da equipe); Ana Clara Guerra Pinto; Carolina Gaspar Vereza; Gabriel Nakalski Farias; Ingrid Silva de Souza; Izabela de Souza Moura; Larissa de Mendonça Lira; Suzana Dias de Sá Fernandez e Vinicius Marques Augusto.

2º lugar – POLUs

Integrantes – João Victor Teixeira Fraga (coordenador); Bruna Duarte Nascimento de Oliveira; Jade Cerejo Ribeiro; Kellyson Felipe do Nascimento Lima; Leonardo Barbosa Martins; Miguel Nogueira da Motta; Patrick Rosario Santos e Victoria Donald Motta.

3º lugar – Integração e Sustentabilidade

Integrantes – Lila Monteiro Gimenes (coordenadora); Anna Beatriz Bezerra Flores; Bianca Barbosa Lustosa Lima; Bianca Teixeira Rocha; Bruna Mayhara de Melo Fagundes; Clarissa Souza Fagundes Mesquita; Felipe Henriques Monzatto de Mattos; Letícia de Souza Santiago; Marianna de Assis Palmeira Baptista e Pâmela Nogueira de Lima Silva

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

17 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

17 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

19 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

19 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

19 horas atrás