A Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Porto do Açu, no Norte Fluminense, assinaram um termo de cooperação. O acordo permitirá a participação de professores e alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e estudos aplicados, tendo o complexo portuário como objeto de estudo.
Para o professor Newton Pereira, a parceria representa uma oportunidade de desenvolvimento bilateral. Ele é docente da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR/UFF) e representante da universidade na iniciativa.
“Essa colaboração proporcionará um intercâmbio valioso de conhecimento e inovação, beneficiando tanto a academia quanto os setores portuário e industrial”, disse.
O Porto do Açu está localizado em São João da Barra. É o único complexo porto-indústria privado do Brasil, com 130 km², 11 terminais e 22 empresas instaladas, todas líderes em seus setores.
Prestes a completar 10 anos de operação, o Açu já ultrapassou o Porto de Santos em número de acessos de navios (6.377 contra 5.913, ao longo de 2023). O porto se mantém o segundo maior porto do país em movimentação de cargas. Os dados são da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ).
Estratégico para o desenvolvimento econômico e social do estado, o Açu movimentou, em 2023, 84,6 milhões de toneladas. O montante envolve cargas em diversas cadeias produtivas, a nível nacional e internacional. Isto inclui mineração, energia, siderurgia, agronegócio e apoio a indústria do petróleo e energia.
O Porto do Açu tem se destacado por suas ações voltadas à sustentabilidade. O empreendimento obteve certificações ambientais, como a ISO 14001. Em 2023, alcançou a licença prévia para estudos na área de hidrogênio verde. O Porto também é responsável pela gestão da Reserva Caruara. O espaço é a maior unidade privada dedicada à preservação do ecossistema de restinga do Brasil.
O acordo permitirá que a universidade contribua para o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis no porto. No ecossistema de inovação Cais Açu Lab (Coletivo de Ações em Inovação e Sustentabilidade) do Porto do Açu, docentes e alunos de graduação e pós-graduação terão a oportunidade de aplicar novas práticas.
O objetivo é atuar no desenvolvimento de soluções, enriquecendo tanto a experiência acadêmica, quanto a prática industrial. O ambiente foi criado pelo Porto, a fim de promover ações de pesquisa, inovação e sustentabilidade em suas operações e na região de influência do complexo portuário. As iniciativas abrangem áreas como transformação digital, melhorias de processos, novos negócios e transição energética.
Para a coordenadora de Inovação do Porto do Açu, Juliane Carneiro, “a parceria entre o empreendimento e a UFF representa um marco significativo na busca por novas soluções e desenvolvimento sustentável no setor portuário”.
Ela considera que a criação do Cais Açu Lab e a obtenção de certificações ambientais reforçam o posicionamento do porto na vanguarda da infraestrutura portuária sustentável. “A sinergia entre academia e indústria impulsiona o Porto do Açu como um modelo de modernidade e responsabilidade ambiental, contribuindo decisivamente para o avanço tecnológico e a preservação do meio ambiente”, conclui.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…