A Vigilância Sanitária estadual lançou o aplicativo VIG Digital. A ferramenta torna mais ágeis e sustentáveis as inspeções realizadas pelos técnicos da Superintendência da Secretaria de Estado de Saúde (SES.RJ).
A plataforma faz parte da política de transformação digital implementada pelo Governo do Estado na prestação dos serviços aos cidadãos. O app alia gestão inovadora dos processos de fiscalização com a preservação ambiental.
A tendência é que sejam reduzidos, em média, em 50% o tempo das inspeções. Além disso, acabará o uso anual de 1,7 tonelada de papel.
“O aplicativo é um desejo desde 2016, que se realiza. É um instrumento da transparência, qualidade e fortalece a nossa Vigilância Sanitária, que é tão robusta. A redução do tempo de inspeção se traduz em aumento da nossa produtividade. Além disso, vamos otimizar recursos, diminuindo o impacto ambiental” explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello,
Os técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária receberam 180 tablets. Através destes dispositivos, o aplicativo poderá ser usado on-line ou off-line na inspeção nos cerca de 1.400 estabelecimentos cadastrados em todo o estado.
A capacitação dos técnicos começou na última segunda-feira (12). A utilização do VigDigital deve acontecer ainda no mês de agosto.
A superintendência atua no licenciamento e na inspeção de indústrias de medicamentos, cosméticos e saneantes e produtos para saúde e clínicas de diagnósticos e de apoio terapêutico. Além de farmácias hospitalares; serviços de hemoterapia, hemocentros e hemonúcleos; e todos os hospitais públicos e privados, com exceção da capital.
Com o tablet em mãos, o técnico poderá consultar rapidamente o histórico da empresa e fazer o preenchimento eletrônico do roteiro da atividade. Também terá acesso a um banco com as várias legislações relativas aos setores fiscalizados pelo Estado do Rio. São leis subsidiam as exigências que constam no roteiro e interface com o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, e com os sistemas internos da Superintendência de Vigilância.
O VIG Digital terá campos que podem ser editáveis por voz ou texto. O técnico poderá postar análises e acrescentar informações. Ainda contará com área de busca alimentada por inteligência artificial; postagem de fotografias e vídeos; geração do relatório final da inspeção e também relatórios gerenciais. Tudo para auxiliar na tomada de decisões.
O aplicativo conta ainda com sistema georreferenciado. Isso permite o rastreio dos profissionais em tempo real. Além do tablet, o app poderá ser acessado por smartphone e desktop. Existe ainda a possibilidade de integração do aplicativo com os sistemas dos conselhos de classe correspondentes dos responsáveis técnicos pelos estabelecimentos inspecionados, a partir do cruzamento de dados como validação do registro profissional.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…