Memorial Nove de Novembro pode ser tombado

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro que inicie um novo procedimento de tombamento do Memorial Nove de Novembro, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

O monumento, concebido por Oscar Niemeyer, foi erguido em memória a três operários que perderam a vida em um conflito com as forças militares durante uma greve na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1988. Os operários falecidos são William Fernandes Leite, Valmir Freitas Monteiro e Carlos Augusto Barroso.

A recomendação do MPF é assinada pelo procurador da República Jairo da Silva, que se baseou na conclusão de um laudo técnico elaborado por uma perita em arquitetura da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do MPF, em maio de 2023.

Memorial Nove de Novembro além da história

O documento destaca que o Memorial Nove de Novembro tem relevância histórica, social e artística, representando não apenas um evento específico, mas um período significativo na história nacional. Assim, o tombamento é considerado uma medida essencial para preservar esse monumento.

O Iphan, conforme a recomendação, deve conduzir uma vistoria para caracterizar o estado de conservação e preservação do memorial, apresentando suas conclusões ao MPF em até 90 dias. Além disso, dentro desse mesmo prazo, o Iphan deve elaborar um parecer técnico detalhado que analise a proposta de tombamento.

Atentado a bomba

O Memorial Nove de Novembro enfrentou um atentado a bomba logo após sua inauguração em 1º de maio de 1989. Após o incidente, o arquiteto Oscar Niemeyer solicitou que a obra fosse reerguida de forma simbólica, mantendo as marcas do atentado.

A perita responsável pelo laudo destaca a singularidade do monumento, que perpetua não apenas o momento do atentado aos operários, mas também o próprio arquiteto, sendo um testemunho visual de dois acontecimentos distintos em datas diferentes.

Posts Recentes

Evento “Mulheres no Imobiliário” destaca protagonismo, superação e transformação do setor imobiliário

Com o tema “Mulheres no Imobiliário – Inspirando, transformando e realizando”, o Creci-RJ promoveu na…

5 horas atrás

Uso Prolongado de Antidepressivos e o Risco de Morte Cardíaca Súbita

*Por Flávio Cure A morte cardíaca súbita (MCS) é uma das principais causas de óbito…

9 horas atrás

Conservatória inaugura novo coreto com shows gratuitos

No próximo sábado (12), Conservatória, distrito de Valença, no Sul Fluminense, ganhará um novo espaço…

10 horas atrás

Caravana do Esporte em Maricá neste fim de semana

A Prefeitura de Maricá promove, no Leste Fluminense, neste sábado (12), a primeira edição da…

10 horas atrás

Prefeitura de Macaé abre mais de mil vagas temporárias na Saúde

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS)…

10 horas atrás

Irmãos Jordy brigam por apelido

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) entrou com ação na Justiça para que o irmão,…

11 horas atrás