Categorias: SaúdeSul Fluminense

Prefeitura de Volta Redonda promove Dia de D de Multivacinação neste sábado. Veja os detalhes

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado, dia 6, o Dia D de Multivacinação e coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero, direcionado ao público feminino, de 25 a 64 anos. 

Durante a campanha de Multivacinação odas as unidades básicas de saúde e da família (UBSs e UBSFs) do município do Sul Fluminense estarão abertas das 08h às 16h30 – exceto as unidades Jardim Cidade do Aço, Monte Castelo, Ponte Alta e São João, que estão em obra – para vacinação de crianças, adolescentes e adultos e coleta do exame preventivo.

Além disso, neste sábado e domingo, dias 6 e 7, os shoppings Sider e Park Sul irão ofertar multivacinação contra Covid-19 e Influenza (gripe). No sábado, o horário de aplicação nos locais é das 10h às 20h. Já no domingo, a vacinação no Sider será das 14h às 20h, e no Park Sul das 10h às 20h. Para o atendimento é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou cartão SUS.

O médico sanitarista da secretaria municipal de Saúde, Carlos Vasconcellos, destacou que a estratégia da multivacinação é atualizar a caderneta de vacinação da população, inclusive crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI), e também conscientização das mulheres para a realização do exame preventivo do câncer de colo de útero. 

Atualização da caderneta durante multivacinação

Ele reforçou ainda que mesmo as pessoas que tomaram a dose ano passado contra a gripe devem se vacinar novamente.

“A vacina contra gripe pode ser feita junto com a da Covid-19, sem intervalo. As pessoas que estão com o esquema de vacinação incompleto devem atualizar a caderneta. O reforço bivalente contra Covid-19 está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos, que tenham recebido pelo menos duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou Janssen. O intervalo para receber a bivalente é de quatro meses da última dose tomada”, explicou o médico.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Volta Redonda, Vanessa Huguenin, explicou que as mulheres, a partir do início da vida sexual, devem procurar atendimento para uma avaliação ginecológica, sendo que na faixa etária de 25 a 64 anos recomenda-se a coleta de material para análise laboratorial.

“O público LGBTQIA+ também é contemplado nesta iniciativa e deve procurar atendimento em uma unidade de saúde. Todos os profissionais de saúde da rede municipal passaram por capacitação para recebê-lo com acolhimento, respeitando o nome social. A iniciativa visa a inclusão desta parcela da população, que será atendida da mesma forma nos locais de saúde”, disse a coordenadora da APS.

Além do Dia D de multivacinação

A prefeitura de Volta Redonda divulgou os detalhes de imunização de diferentes grupos em várias unidades de saúde da cidade.

As crianças podem ser vacinadas para as seguintes doenças: Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); BCG; Hepatite B; Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); SCR (Sarampo, Caxumba, Rubéola); SCRV (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela); Hepatite A (HA); DTP (Difteria, Tétano, Pertussis); dT (Difteria, Tétano); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Pfizer Baby, Pfizer infantil (Covid-19) e Influenza (gripe).

Os adolescentes podem receber doses da Hepatite B (HB recombinante); Difteria; Tétano (dT); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo; Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada), Pfizer adulto (Covid-19) e Influenza (gripe).

Já os adultos podem receber as seguintes vacinas: Tríplice viral, Febre Amarela, Hepatite B, reforço bivalente (Covid-19) e Influenza (gripe).

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

12 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

13 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

13 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

15 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

15 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

15 horas atrás