Um grande portão aberto para o mundo. Assim pode ser definida a sensação de uma pessoa que passa a escutar através da instalação de aparelhos auditivos. A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, entregou nesta quinta-feira (19) cerca de 400 aparelhos auditivos a 200 pacientes cadastrados do Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda, que fica no localizado no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.
O evento que contou com a participação do prefeito Wilson Reis foi recheado de emocionados relatos dos pacientes. Até hoje foram distribuídos mais de 21 mil aparelhos auditivos no Centro de Saúde Auditiva, atendendo as necessidades de mais de 11 mil pacientes, o que mostra que a ação é uma rotina no local.
Os irmãos Camila e Felipe Braga de Paiva, com 23 e 19, anos, foram os primeiros a receber os aparelhos auditivos. Moradores da comunidade da Rocinha, na Zona Sul da capital fluminense, eles têm perda gradativa de audição em um dos ouvidos. “Tanto eu quanto meu irmão tivemos constantes casos de infecção nos ouvidos desde a infância. Eu fui perdendo a audição do ouvido esquerdo e ele do direito”, explicou Camila.
Ela falou sobre a dificuldade de aprender as lições na faculdade de Direito que cursou. “Era horrível. É muito mais difícil para você entender e assimilar as coisas. Nos últimos tempos eu comecei a me isolar, não queria mais sair. A perda da qualidade de vida quando você vai perdendo a audição é muito grande”. “No primeiro instante é um baque! O som do mundo fica mais alto. É uma sensação indescritível!”, exaltou Felipe.
O prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, falou sobre o quanto este serviço é importante para a população. “Ver os olhos destas pessoas recuperando a capacidade de ouvir plenamente é muito gratificante. O mais importante no nosso trabalho é dar assistência às pessoas. Para isso temos equipamentos como este. Nosso Centro de Saúde Auditivo é referência em todo o estado. Recebemos pacientes de todo canto do Rio de Janeiro”, destacou o prefeito.
Em operação desde 2018, o Centro de Saúde Auditiva tem 40 mil pacientes cadastrados de todo o estado do Rio de Janeiro. Com equipamentos de ponta, além de dezenas de profissionais, entre fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, assistentes sociais e psicólogos, realiza atendimento de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h, sempre gratuitamente.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…