Categorias: CapitalServiços

Após ataque hacker, Prefeitura do Rio retoma atendimento do CadÚnico

No ultimo dia 15, um ataque hacker aos sistemas da Prefeitura do Rio causou uma interrupção emergencial na maioria dos serviços oferecidos pela gestão municipal. Nesta segunda-feira (5), o serviço do CadÚnico foi retomado e o município voltou com o atendimento para o cadastro dos programas sociais em seus 47 Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) depois que a Secretaria de Assistência Social adotou um plano de contingência. O município criou um novo site para a divulgação de comunicados e serviços disponíveis.

De acordo com a Prefeitura, a secretaria alugou 200 computadores para reiniciar o atendimento a quem procura pelos programas federais de transferência de renda. O atendimento foi paralisado pois os equipamentos usados para as inscrições cadastrais tiveram que ser inutilizados por conta do ataque hacker. O município admite que o número de máquinas ainda é pequeno e por isso, inicialmente, cada CRAS terá a capacidade de atender 60 pessoas por dia.

A expectativa é de que esse atendimento chegue a 2,8 mil cadastramentos diários nos centros de assistência, totalizando 14,1 mil inscrições no CadÚnico em toda a rede da assistência social a cada semana, de segunda à sexta.

A Prefeitura explica que, para minimizar os prejuízos ao atendimento à população com a interrupção causada pelo ataque hacker, oito polos especiais de cadastramento também funcionarão em dois sábados (17 e 24 de setembro), nas regiões de maior demanda. O município ainda irá informar quais serão esses centros.   Os CRAs atendem sempre de 8h às 17h. 

Reação ao ataque hacker

De acordo com a prefeitura, a interrupção dos serviços tem o objetivo de evitar vazamento de dados pessoais e sigilosos. Desde então, a gestão municipal conseguiu restabelecer alguns serviços à população, online e presencialmente, como IPTU e ITBI. Quanto ao ISS, os atendimentos estão sendo feitos presencialmente no Centro Administrativo São Sebastião, na Rua Afonso Cavalcanti, 455. 

Para minimizar os impactos aos contribuintes, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento prorrogou os prazos de serviços que tinham data de vencimento durante o período da paralisação. A data para cumprimento dos prazos está sendo contada a partir da data do retorno do serviço. 

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

14 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

14 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

14 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

16 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

16 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

2 dias atrás