Categorias: CapitalVariedades

Com aporte de R$ 40 mi, Campo de Santana, na capital, passará por grande revitalização

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias da Casa Civil e do Ambiente, assinou, na última terça-feira, 08/11, o termo de convênio com a Fundação Parques e Jardins, órgão da prefeitura do Rio, para revitalizar o Campo de Santana, no Centro da capital fluminense. O projeto tem como objetivo aumentar a segurança e recuperar uma importante área de lazer da região. Durante o evento, foi feito o plantio de uma muda de palmeira-leque, simbolizando o início da restauração do espaço.

“Este é um espaço tradicional do Rio de Janeiro, que faz parte da história do nosso estado. Ao garantir essas melhorias vamos devolver à população uma importante área de lazer, melhorar o entorno e apoiar o forte comércio da região”, declarou o governador Cláudio Castro.

O convênio prevê que sejam realizadas ações para preservar os elementos naturais e melhorar a qualidade ambiental do espaço, incluindo a revitalização dos lagos, a recuperação dos monumentos, o aperfeiçoamento dos jardins e a preservação das árvores, além da implantação de um sistema de vigilância eletrônica. O investimento será de R$ 40 milhões. O valor é oriundo do saldo orçamentário de 2021 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

“Esse convênio é fruto de muito diálogo e de uma importante parceria com o TCE. Essa articulação vai beneficiar diretamente o cidadão que voltará a contar com um espaço histórico e turístico do Estado – disse o secretário de Estado da Casa Civil”, Nicola Miccione.

A revitalização inclui ainda o restauro de portões e guaritas, reforma de canteiros, lagos e iluminação. Além disso, garantirá recuperação da drenagem, dos banheiros, renovação da sinalização, implementação de sistema de irrigação e manejo do paisagismo, e inclusão de composteira e viveiros.

“É uma satisfação para o TCE-RJ colaborar, por meio da disponibilização de recursos orçamentários, com a revitalização do Campo de Santana, um espaço fantástico no Centro do Rio e palco de eventos históricos. Trata-se de um espaço ímpar e que precisa ser mais bem aproveitado pela população”, afirmou o conselheiro-presidente do TCE, Rodrigo Melo do Nascimento.

História do Campo de Santana

O Campo de Santana é uma das maiores áreas verdes do Centro do Rio, com aproximadamente 130 mil metros quadrados, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

A região foi palco de momentos marcantes da história do país, como a aclamação do imperador Pedro I do Brasil, a Proclamação da República Brasileira (a casa de Deodoro da Fonseca ficava em frente ao Campo de Santana) e os protestos da Revolta da Vacina.

A denominação “Campo de Santana” originou-se em 1753 da igreja ali construída, local de grande afluência de devotos, que foi demolida em 1854 para dar lugar à primeira estação ferroviária urbana do Brasil, a Estação Dom Pedro II. Em 1941, no lugar da antiga estação, foi inaugurada a atual Estação Central do Brasil.

No seu entorno, foram erguidos importantes edifícios como: o Palácio do Conde dos Arcos (1819), que foi sede por cem anos do Senado brasileiro, hoje o prédio abriga a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, o prédio do Comando do Exército (1811), a sede da Prefeitura, a sede do corpo de bombeiros, a Escola Municipal Rivadávia Correia, a Casa da Moeda do Brasil (1863) – atual Arquivo Nacional, a Rádio MEC, e a Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

14 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

14 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

17 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

19 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

4 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

4 dias atrás