Economia

Comércio carioca prevê alta de vendas no Dia das Mães

A poucos dias do Dia das Mães, o comércio carioca demonstra otimismo em relação às vendas para a data, considerada a segunda mais importante do ano para o setor, ficando atrás apenas do Natal. De acordo com pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), 72% dos mais de 250 lojistas entrevistados esperam um aumento de 6% no volume de vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

O levantamento foi realizado com comerciantes dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e telefonia celular. Apesar dos desafios impostos pela alta de preços e juros, a pesquisa aponta para um cenário de confiança entre os empresários, que acreditam na disposição do consumidor em presentear no próximo domingo.

“A estimativa de crescimento nas vendas é uma boa notícia e indica que o momento é favorável, mesmo com as dificuldades do setor”, afirma Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio. Segundo ele, o Dia das Mães é mais do que uma celebração afetiva, sendo considerado o “Natal do primeiro semestre” e um marco estratégico para o varejo.

Troca de estação também contribuiu com o comércio carioca

Além da importância simbólica da data, a mudança de estação também contribui para impulsionar as vendas. O mês de maio marca a transição do outono para o inverno, o que, segundo Gonçalves, influencia diretamente o comportamento de compra. Com a chegada das temperaturas mais amenas, cresce a procura por roupas de frio, calçados fechados e acessórios que oferecem conforto e estilo.

A pesquisa também revelou que o preço médio dos presentes deve ficar em torno de R$120,00. Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado lidera as preferências dos consumidores, seguido por cartão de loja, crediário, Pix, dinheiro e cartão de débito.

Para atrair o público, os lojistas estão apostando em diversas estratégias: promoções, propaganda, facilidades de pagamento, sorteios de brindes, kits promocionais e o lançamento de novos produtos. Os setores de vestuário e calçados, por exemplo, estão confiantes no impacto das novas coleções, enquanto os comerciantes de telefonia celular apostam nas promoções e os de eletrodomésticos e eletroeletrônicos investem em campanhas publicitárias específicas para a data.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

15 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

17 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

23 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

23 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

23 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

23 horas atrás