Maratona tecnológica busca empoderar meninas nas áreas STEM e reduzir desigualdades. (Foto: Divulgação)
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) lançam, nesta terça-feira (15), a nova edição da HackGirls, maratona tecnológica voltada para o desenvolvimento de meninas de escolas públicas do Rio de Janeiro nas áreas STEM — ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O evento, que conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, começa às 9h, na sede da Fiocruz, em Manguinhos, e é aberto ao público.
Durante três dias de imersão, as participantes serão desafiadas a criar soluções tecnológicas para problemas que impactam diretamente suas vidas, especialmente nas áreas de saúde e cidadania digital. Especialistas e cientistas da Fiocruz participarão de palestras e oficinas, abordando temas como o uso da tecnologia para promover a saúde de meninas e mulheres no Brasil.
Na abertura, as vencedoras da edição anterior apresentarão o aplicativo Abayomi, desenvolvido por seis alunas do Instituto de Educação Carmela Dutra. A ferramenta nasceu na HackGirls e tem como objetivo oferecer apoio e informação sobre temas ligados à saúde feminina.
Além de promover o protagonismo feminino e incentivar o interesse por carreiras científicas, a HackGirls busca contribuir para a redução das desigualdades por meio da educação, inovação e do fortalecimento da cidadania digital.
As atividades continuam nos dias 16 e 17 de outubro, na Nave do Conhecimento, no Engenho de Dentro, e no Porto Maravalley, na zona portuária do Rio.
Sobre o HackGirls
O HackGirls 2025 é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz (SOCULTFio). O evento tem apoio financeiro da Dataprev, além do CEFET/RJ, da FAPERJ (edital n° 20/2024), da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.
O projeto é patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Deloitte, Accenture e Globo, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).
Serviço
Data: 15 de outubro
Horário: 9h às 16h30
Local: Fiocruz (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro)
Credenciamento: marcele@alterconteudo.com.br
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Aspásia Camargo, é uma das…
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e a Fundação Carlos Chagas Filho…
Por Nelson Lopes Neguinho da Beija-Flor, o lendário intérprete do Carnaval carioca, desistiu de ser…
O Hospital Municipal São Sebastião, em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, passou a contar com uma…
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio de suas secretarias, iniciou uma ação…
Celebrado em 16 de janeiro, o Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar chama a atenção para…