Atividades destacam o cinema e a fruição como ferramentas para valorizar a identidade local. (Foto: Divulgação)
No próximo dia 28 de junho, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, localizado em Rio Claro, no Sul Fluminense, será palco da V Jornada de Museologia Social. O evento, gratuito e aberto à comunidade, é uma iniciativa da Light para reforçar a importância da memória, da cultura e da participação coletiva na preservação da identidade de um território.
A programação começa às 9h, com um café de boas-vindas no Quiosque São João Marcos, seguido pela abertura da exposição Cenas da Memória II. A mostra conta com obras da artista-residente Mariane Alves, inspiradas na história e nas paisagens de São João Marcos, município que guarda ruínas e registros significativos do passado fluminense.
Às 10h15, o público poderá participar de uma roda de ideias sobre a contribuição do cinema na construção e manutenção das memórias. A pesquisadora Heidi Costa inicia a discussão com a apresentação As faces da memória. Em seguida, três documentários produzidos pelo projeto do Parque serão exibidos, com mediação de estudantes de História da Universidade Geraldo Di Biase (UGB), de Volta Redonda.
Após o intervalo para almoço, a programação retoma às 14h com a atividade Visitando novas memórias. Neste momento, os visitantes serão convidados a contribuir com um painel colaborativo de memórias individuais, coletivas e territoriais, além de interagir em uma tenda de registros afetivos.
Encerrando a jornada, às 15h, o monitor Wagner Zacharias conduz uma visita guiada pelas ruínas da antiga cidade de São João Marcos, permitindo ao público vivenciar de perto o patrimônio arqueológico que o Parque preserva.
A Jornada de Museologia Social tem como tema central o papel da fruição — o processo de apreciação e envolvimento com manifestações artísticas — para o fortalecimento da função social de espaços de memória. Além de abrir espaço para discussões, o evento reforça o compromisso do Parque com a educação patrimonial, a escuta da comunidade e a promoção da cultura como motor de transformação social.
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos foi inaugurado em 2011 e é mantido pela Light, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O espaço também conta com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL e é gerido pelo Instituto Cultural Cidade Viva.
28 de junho de 2025 | Das 9h às 15h
Estrada RJ 149, Km 20 (Rio Claro – Mangaratiba), Rio Claro – RJ
Entrada gratuita | Evento ao ar livre (sujeito a adiamento em caso de chuva)
Informações: @parquesaojoaomarcos
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui
O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…
Essa colunista que vos fala se arriscou em mais um curso da tradicional Le Cordon…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, nesta sexta-feira (15), 350 alunos das…
Por Nelson Lopes Deputado federal de primeiro mandato, Luciano Vieira, que está deixando o Republicanos…
*Por Marcos Luz Centro do poder e da inovação no país, o Rio de Janeiro…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu um debate sobre Esporte e Superação:…