Junho Vermelho: transporte gratuito para doadores de sangue em Paraíba do Sul

Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue. Por conta dessa defasagem, a prefeitura de Paraíba do Sul, no Vale do Café, resolveu disponibilizar quatro motoristas para levar doadores ao Hospital de Vassouras, no Sul Fluminense, sempre que necessário, e de três em três meses ao Rio de Janeiro, para doação no INCA da Praça Cruz Vermelha. A iniciativa, parte da campanha Junho Vermelho, foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha de conscientização foi criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país com o objetivo de incentivar o espírito de solidariedade, conscientizando a população de que a doação de sangue é um ato de amor ao próximo, uma atitude que salva vidas

Historicamente, junho registra uma diminuição no número de doadores no Brasil e é, portanto, um dos motivos da campanha ser realizada neste mês. Nesta época, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas e o tempo seco, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.

Detalhes da ação de Paraíba do Sul

  • Se você pretende usar o serviço da prefeitura de Paraíba do Sul, o contato para o setor de transporte é 24 99228-1922/ 2263-5631
  • Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
  • Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
  • O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

É preciso estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Posts Recentes

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

7 horas atrás

Primeira Casa do Trabalhador do RJ é inaugurada em Meriti

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…

10 horas atrás

Central do Trabalhador tem 589 vagas abertas em Macaé

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…

11 horas atrás

O Papel e a Importância do Conselheiro Consultivo principalmente com título de PhD e Experiência Prática em Gestão no Varejo

Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…

13 horas atrás

Granado recebe empresários da Baixada

A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…

14 horas atrás

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

1 dia atrás