Prefeitura de Quatis enfatiza importância de diagnóstico precoce. Foto: Pixabay
O município de Quatis, no Sul Fluminense, prepara para este mês, chamado de Janeiro Roxo, uma campanha de combate e prevenção à hanseníase. Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país, como um alerta para a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para os cuidados e para o diagnóstico precoce. A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Sem tratamento correto, ela é capaz de gerar incapacidades, e ser a responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas.
De acordo com a prefeitura, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos casos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Quatis. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde e Epidemiologia, a duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença, além de terem medicamentos seguros e eficazes, chegando a deixar de ser transmitida ainda no início do tratamento.
Os primeiros sinais de incidência da doença são: em casos de manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular, como dificuldade para segurar objetos. Com esses sintomas, a SMS pede que seja feita uma análise médica em uma unidade de saúde.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Com três rodadas já disputadas a Série B2 do Campeonato Carioca parece estar desenhada, apesar…
A Prefeitura de São João de Meriti promoveu, no sábado (4), o Dia D de…
A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…