Sul Fluminense

Quatis promove campanha contra hanseníase

O município de Quatis, no Sul Fluminense, prepara para este mês, chamado de Janeiro Roxo, uma campanha de combate e prevenção à hanseníase. Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país, como um alerta para a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para os cuidados e para o diagnóstico precoce. A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Sem tratamento correto, ela é capaz de gerar incapacidades, e ser a responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas.

Acompanhamento em Quatis

De acordo com a prefeitura, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos casos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Quatis. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde e Epidemiologia, a duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença, além de terem medicamentos seguros e eficazes, chegando a deixar de ser transmitida ainda no início do tratamento.

Os primeiros sinais de incidência da doença são: em casos de manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular, como dificuldade para segurar objetos. Com esses sintomas, a SMS pede que seja feita uma análise médica em uma unidade de saúde.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

4 horas atrás

Primeira Casa do Trabalhador do RJ é inaugurada em Meriti

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…

8 horas atrás

Central do Trabalhador tem 589 vagas abertas em Macaé

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…

9 horas atrás

O Papel e a Importância do Conselheiro Consultivo principalmente com título de PhD e Experiência Prática em Gestão no Varejo

Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…

11 horas atrás

Granado recebe empresários da Baixada

A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…

11 horas atrás

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

1 dia atrás