Ao longo dos últimos anos, o estado do Rio de Janeiro viu aumentar seu leque de opções de cervejas artesanais. E o destaque deste fato é o número de produtores fluminenses. Uma amostra deste cenário pode ser conferida na 1ª Edição da Expo Rio Cervejeiro, que acontece em 16, 17 e 18 de setembro, de 14h às 22h, na Praça Paris, na Glória, bairro da capital fluminense.
Com curadoria de Leonardo Botto, cerca de 60 expositores estarão presentes no evento que visa fortalecer o mercado cervejeiro e municípios do interior através do turismo cervejeiro por todo estado. A Expo Rio Cervejeiro terá entrada social, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível.
O evento vai contar com uma série de atrações, como shows musicais, intervenções culturais, espaço kids com animadores e brinquedos e palestras com grandes nomes do mundo cervejeiro como José Padilha, Pedro Landim, Gustavo Renha e Teresa Yoshiko.
Serão 60 stands de cervejarias, sendo 16 da capital e 44 do interior do estado; palcos para realização de dois shows por dia; 26 operações de alimentação com linguiças, hambúrgueres, empanadas, petiscos, lanches e refeições que combinam com cerveja.
Uma das primeiras casas a trazer o conceito de hambúrguer artesanal para o Rio de Janeiro, em 2016, a HOB consolidou sua fama de uma identidade urbana despojada, localizada na Tijuca, na Zona Norte. Com produtos e criações como os tradicionais Costela BBQ e Provoleta a fama de boa cozinha foi feita.
Neste ano um novo braço nasceu. A HOB Hamburgueria inaugurou sua unidade de Botafogo, na Zona Sul do Rio, com nova carta de drinks e burgers. O destaque entre os etílicos é a Fórmula Mágica da Paz (Caipirinha de limão com gengibre, mel e cachaça artesanal Quero Chuva Prata) e o Way 2 Sexy (Gin, tônica, redução de amora, limão siciliano e espuma de gengibre.
E os burgers? Três novos burgers autorais de sucesso na Tijuca fazem parte do cardápio da casa de Botafogo: Gorgon Dolce (Brioche, Blend HOB, Mix de Muçarela e Gorgonzola, mel e crispy de couve), Costela BBQ (Brioche, Burger 100% Costela, Cheddar, Bacon, Cebola Crispy e Barbecue) e Steph (Brioche, Blend HOB, queijo muçarela, cebola caramelizada, alface, tomate e ketchup de curry artesanal).
Eventos que reúnem chefs para uma experiência completa sobre gastronomia, da teoria à prática, do bate-papo à prova de paladar. Na próxima semana começa em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, o Projeto Compartilha.com. Em quatro eventos, os chefs Flávia Quaresma, Frédéric de Maeyer, João Paulo Frankenfekd e Mariana Vidal participarão de experiências inéditas.
Maria Helena Esteban, jornalista, editora e curadora, que atua na área de gastronomia há mais de 20 anos, fala sobre o evento que ela idealizou. “A ideia é jantar com o chef, como se estivesse em casa. Ter uma experiência completa, com direito a papo e dicas de preparo, em momento exclusivo. E desfrutar de entrada, prato principal e sobremesa por preço fixo, na intimidade de uma cozinha gourmet”, resume a mentora do projeto.
O Compartilha.com proporciona convivência e trocas a partir da boa mesa. Maria Helena Esteban programou quatro jantares, dois em setembro e dois em outubro. No elenco, nomes de destaque da gastronomia carioca.
Com mesas em torno do fogão, bom papo, dicas, degustação de produtos nobres e vinho. Além de um jantar completo assinado pelo chef: com entrada, prato principal e sobremesa, incluídos no preço fixo. A estreia será na próxima semana, 14 de setembro, quarta-feira, às 20 horas, com a chef Flávia Quaresma. É necessário fazer reserva antecipada .
A programação:
Flávia Quaresma: 14 de setembro, às 20 horas.
Frédéric de Maeyer: 28 de setembro, às 20 horas.
João Paulo Frankenfeld: 13 de outubro, às 20 horas.
Mariana Vidal: 27 de outubro, às 20 horas.
Os chocólatras de plantão concordam que Dia do Brigadeiro é todo dia, né?! Mas na real existe uma data certa para celebrar essa iguaria brasileiríssima. A data escolhida, 10/9, faz menção ao dia em que o docinho foi apresentado ao brigadeiro Eduardo Gomes para serem vendidos em 1945 para angariar fundos para uma campanha política.
Histórias à parte, vamos ao que interessa. Separamos duas diquinhas para vocês. No Talho Capixaba a sugestão é a torta de Brigadeiro e a torta Imperial (biscuit de chocolate, recheio de brigadeiro e baba de moça).
Já na Fábrica de Bolo Vó Alzira, que sempre alegra as celebrações em família, seja no lanche ou na sobremesa de um belo almoço, a pedida é o bolo gourmet de brigadeiro feito com ganache.
Bolo de brigadeiro com ganache na Fábrica de Bolo Vó Alzira
Quer sugerir dicas de bares e restaurantes, pautas e outras delícias para a coluna? Envie um email para colunatanamesa@gmail.com.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…