Carreta do Odontosesc oferecerá consultas odontológicas gratuitas em Tanguá

Durante os próximos dois meses, uma equipe de quatro dentistas, profissionais de odontologia, acompanhados de Auxiliares de Consultório Dentário (ACDs), estarão à disposição da população de Tanguá, cidade do Leste Fluminense. O OdontoSesc, equipamento do Sistema S, chegará à cidade em outubro e prestará serviços dentários gratuitos como extração simples de dente, obturação, restauração e limpeza; entre outros.

De acordo com a Prefeitura de Tanguá, o equipamento conta com quatro cadeiras odontológicas e oferece consultas odontológicas sempre de segunda a sexta-feira. O local é equipado com elevador para garantir o atendimento às pessoas que necessitem de acessibilidade. A previsão é de que toda a montagem do equipamento esteja pronta até o final da primeira quinzena de outubro, quando serão entregues as senhas de marcação de consultas e haverá a cerimônia de abertura do atendimento ao público.

Consultas odontológicas em carretas

Os veículos das unidades que prestam o serviço de consultas odontológicas são adaptados, com 14 metros de comprimento, para compor consultórios odontológicos. O local cumpre, ainda, com os requisitos necessários ao atendimento clínico dos pacientes, como cadeiras odontológicas, equipamento de raio-X e sala de esterilização. A equipe é formada por cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, educador em saúde, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e técnico de manutenção da unidade móvel.

Do lado de fora da unidade, há sempre uma tenda para atendimento do público e realização de ações educativas. O atendimento começa pelo cadastro do paciente, que, em seguida, passa pelo “escovódromo”, onde, junto com um profissional de saúde bucal, realiza escovação dentária e usa fio dental. As clínicas móveis também oferecem tratamentos como profilaxia (limpeza), remoção de cálculo (tártaro), aplicação tópica de flúor, restaurações e exodontia (extração dentária). Cirurgias mais complexas, suspeitas de câncer de boca e tratamentos de canal são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (atendimento do SUS) mais próximo.

Posts Recentes

Giro pelos bares e restaurantes – 06/09

Vamos para mais um giro? Louzieh aposta no tradicional bolo de avó A Louzieh Doces,…

1 dia atrás

Arraial do Cabo vai discutir LOA 2025

A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, anunciou a realização de audiências…

1 dia atrás

Petrobras abre inscrições para o Programa Autonomia e Renda em Macaé

A Petrobras deu início às inscrições para o Programa Autonomia e Renda em Macaé, no…

1 dia atrás

HSJB de Volta Redonda bate recorde de cirurgias

O Hospital São João Batista (HSJB), localizado em Volta Redonda, no Sul Fluminense, atingiu um…

1 dia atrás

Programa Municipal de Patrocínio ao Esporte é instituído em Nova Iguaçu

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, na manhã de terça-feira (3), em segunda votação,…

1 dia atrás

Seis anos após incêndio, Museu Nacional faz apelo por doações

O Museu Nacional, na Zona Norte da capital fluminense, faz um apelo por mais doações…

1 dia atrás